Resumo:
O presente artigo tem a finalidade de conhecer e analisar as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); a adesão e evasão dos alunos; e ainda, quais são as estratégias metodológicas consideradas como efetivas para o aprendizado, na perspectiva dos alunos na Unidade Prisional Avançada (UPA) no município de Porto União - Santa Catarina. As pesquisas qualitativa, bibliográfica e exploratória foram aplicadas com o propósito de entender o cotidiano e suas particularidades dentro deste espaço educacional. Assim, o objeto de estudo foi direcionado aos alunos envolvidos e participantes da turma de Ensino Fundamental Nivelamento (1º ao 5º ano), todos devidamente matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Com este público procura-se entender por meio desses estudos, qual o envolvimento do contexto educacional diante o propósito de minimizar os efeitos danosos da privação de liberdade, para que os mesmos obtenham oportunidade de encontrar na Educação um recomeço. As análises e reflexões mostram que a metodologia aplicada dentro das prisões é considerada eficaz para o aprendizado dos alunos participantes das aulas e proporciona também futura reinserção social, sendo favorável a todos os envolvidos.