Repositório Institucional

Ler, compreender e interpretar na educação de jovens e adultos:

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Boff, Ana Paula
dc.contributor.author Arnold, Angelita
dc.date.accessioned 2018-10-30T15:09:51Z
dc.date.available 2018-10-30T15:09:51Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/213
dc.description.abstract Este artigo é o resultado de uma pesquisa para conclusão de curso de especialização, que teve como tema “ler e escrever para a vida” com objetivo geral de analisar, por meio das falas das professoras de Língua Portuguesa, como as habilidades de interpretação e compreensão textual estão sendo desenvolvidas com os alunos do EJA, do município de São Miguel do Oeste, Santa Catarina e o objetivo específico de identificar os recursos pedagógicos usados para favorecer o desenvolvimento do hábito de leitura e apontar como estes recursos possibilitam a compreensão e interpretação textual. A pesquisa foi desenvolvida na escola CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) da cidade de São Miguel do Oeste, com duas professoras de língua portuguesa. A leitura nos permite abrir novos horizontes superar nossos limites. Para que possamos ter bons leitores em sala de aula precisamos modificar nossa prática de ensino, inovar a forma como introduzimos a leitura em sala, pois quando um leitor começa ler ele passa por algumas etapas até a aquisição completa da leitura, dentre estas etapas podemos citar a decodificação, compreensão, interpretação e por último a retenção, sendo que é nesta etapa que o leitor guarda na memória de longo prazo tudo que compreendeu da leitura. Como resultados, observamos que os recursos pedagógicos utilizados pelas professoras ainda são repetitivos e ineficazes e, dessa forma não tem auxiliado para o desenvolvimento do hábito da leitura e dificultando a compreensão e interpretação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Interpretação pt_BR
dc.subject Compreensão pt_BR
dc.title Ler, compreender e interpretar na educação de jovens e adultos: pt_BR
dc.title.alternative outra visão do texto pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Pós-graduação lato sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - PROEJA pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta