Resumo:
Este artigo é o resultado de uma pesquisa para conclusão de curso de especialização, que teve como tema “ler e escrever para a vida” com objetivo geral de analisar, por meio das falas das professoras de Língua Portuguesa, como as habilidades de interpretação e compreensão textual estão sendo desenvolvidas com os alunos do EJA, do município de São Miguel do Oeste, Santa Catarina e o objetivo específico de identificar os recursos pedagógicos usados para favorecer o desenvolvimento do hábito de leitura e apontar como estes recursos possibilitam a compreensão e interpretação textual. A pesquisa foi desenvolvida na escola CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) da cidade de São Miguel do Oeste, com duas professoras de língua portuguesa. A leitura nos permite abrir novos horizontes superar nossos limites. Para que possamos ter bons leitores em sala de aula precisamos modificar nossa prática de ensino, inovar a forma como introduzimos a leitura em sala, pois quando um leitor começa ler ele passa por algumas etapas até a aquisição completa da leitura, dentre estas etapas podemos citar a decodificação, compreensão, interpretação e por último a retenção, sendo que é nesta etapa que o leitor guarda na memória de longo prazo tudo que compreendeu da leitura. Como resultados, observamos que os recursos pedagógicos utilizados pelas professoras ainda são repetitivos e ineficazes e, dessa forma não tem auxiliado para o desenvolvimento do hábito da leitura e dificultando a compreensão e interpretação.