Resumo:
O presente estudo foi realizado no município de Florianópolis – SC, em uma escola da rede particular de ensino, com 50 alunos(as) do ensino fundamental II. Foram feitas 20 perguntas relacionadas à percepção ambiental destes estudantes de acordo com os objetivos do trabalho. Os dados do questionário foram extraídos da plataforma Google forms e serviram de base para uma análise quali- quantitativa. Foram realizadas perguntas abertas e fechadas, sendo que as respostas dos estudantes foram reproduzidas para o programa Microsoft Excel e posteriormente, analisados estaticamente pelo software Spyder. O estudo teve como objetivos investigar o conhecimento dos estudantes a respeito da educação ambiental, identificar, minimamente, o papel do espaço escolar e do núcleo familiar no processo de conscientização ambiental e avaliar a percepção dos estudantes acerca dos principais problemas ambientais da sua cidade. A partir dessa pesquisa, percebemos que os(as) estudantes apresentaram uma visão ainda limitada sobre os aspectos ambientais, embora tenham boa compreensão sobre os problemas ambientais de sua cidade, o que nos permite concluir que essa temática deve ser ainda mais trabalhada tanto no núcleo familiar, quanto no espaço escolar. Por isso, reafirmamos a importância da educação nesse processo de conscientização ambiental, dado o poder de transformação que o ensino possui. Entendemos que estudos que analisam a percepção ambiental são cada vez mais necessários, visto que, através deles podemos adotar estratégias específicas de sensibilização partindo da realidade do público alvo.