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Panorama dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação do IFSC Câmpus São José com a temática educação ambiental

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dc.contributor.advisor Dentz, Volmir Von
dc.contributor.author Pereira, Jonatta
dc.date.accessioned 2021-06-30T20:48:27Z
dc.date.available 2021-06-30T20:48:27Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2145
dc.description Disponível na versão on-line. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se volta para as pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São José, particularmente, àquelas realizadas na forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo geral de realizar o levantamento e a análise das produções apresentadas entre os anos de 2015 e 2019, que de alguma maneira abordam as temáticas ambientais. Assim, propomos encontrar respostas para as seguintes questões: quais são as tendências temáticas dos TCCs que abordam as questões ambientais? As produções acadêmicas dos cursos do IFSC São José, a partir de uma perspectiva de educação ambiental crítica, têm contemplado os aspectos necessários para a prática da reflexão e possíveis intervenções em questões ambientais? Para o mapeamento dos TCCs utilizou-se como fonte de dados: a página virtual de bibliotecas do IFSC, os trabalhos disponíveis em meio físico na biblioteca do campus, e os trabalhos compartilhados via e-mail pelas coordenadorias dos cursos. Foram considerados como TCCs que abordam a temática ambiental aqueles que trouxeram termos como, por exemplo, “educação ambiental”, “meio ambiente”, “sustentabilidade”, “questão ambiental”, em seus respectivos títulos, resumos ou palavras-chave. Como metodologia de pesquisa e de investigação, buscou-se seguir o que Carvalho e Gamboa (2014) chamam de “estado da arte”, ou “estado do conhecimento”, que consiste na organização de diversas fontes bibliográficas e na análise da produção científica. Foram localizados 126 TCCs, dos quais 24 abordam as temáticas ambientais, e por essa razão tornaram-se objeto de análise. O referencial teórico toma por base a perspectiva de uma pedagogia crítica, como a de Freire (1979, 1987) e Saviani (2005, 2012), e elementos de uma Educação Ambiental Crítica, como a de Loureiro (2003, 2006) e Ruscheinsky (2012). Verificou-se que, em cursos da área tecnológica do campus as questões ambientais não foram desenvolvidas em nenhuma das pesquisas localizadas. Ao passo que na área de formação de professores são frequentes os estudos em torno das temáticas da Educação Ambiental. Conclui-se ainda que, do total dos 24 TCCs sobre as temáticas ambientais, ocorre a ausência de componentes que dão forma a uma Educação Ambiental Crítica em 5 deles, ao passo que em 19 trabalhos da amostra as concepções críticas foram encontradas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação ambiental. Análises de produções acadêmicas. Temática ambiental. pt_BR
dc.title Panorama dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação do IFSC Câmpus São José com a temática educação ambiental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Ambiental com Ênfase na Formação de Professores pt_BR
local.institution.campus São José pt_BR


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