Resumo:
O presente trabalho se volta para as pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal
de Santa Catarina (IFSC), campus de São José, particularmente, àquelas realizadas
na forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o objetivo geral de
realizar o levantamento e a análise das produções apresentadas entre os anos de
2015 e 2019, que de alguma maneira abordam as temáticas ambientais. Assim,
propomos encontrar respostas para as seguintes questões: quais são as tendências
temáticas dos TCCs que abordam as questões ambientais? As produções
acadêmicas dos cursos do IFSC São José, a partir de uma perspectiva de educação
ambiental crítica, têm contemplado os aspectos necessários para a prática da
reflexão e possíveis intervenções em questões ambientais? Para o mapeamento
dos TCCs utilizou-se como fonte de dados: a página virtual de bibliotecas do IFSC,
os trabalhos disponíveis em meio físico na biblioteca do campus, e os trabalhos
compartilhados via e-mail pelas coordenadorias dos cursos. Foram considerados
como TCCs que abordam a temática ambiental aqueles que trouxeram termos
como, por exemplo, “educação ambiental”, “meio ambiente”, “sustentabilidade”,
“questão ambiental”, em seus respectivos títulos, resumos ou palavras-chave. Como
metodologia de pesquisa e de investigação, buscou-se seguir o que Carvalho e
Gamboa (2014) chamam de “estado da arte”, ou “estado do conhecimento”, que
consiste na organização de diversas fontes bibliográficas e na análise da produção
científica. Foram localizados 126 TCCs, dos quais 24 abordam as temáticas
ambientais, e por essa razão tornaram-se objeto de análise. O referencial teórico
toma por base a perspectiva de uma pedagogia crítica, como a de Freire (1979,
1987) e Saviani (2005, 2012), e elementos de uma Educação Ambiental Crítica,
como a de Loureiro (2003, 2006) e Ruscheinsky (2012). Verificou-se que, em cursos
da área tecnológica do campus as questões ambientais não foram desenvolvidas
em nenhuma das pesquisas localizadas. Ao passo que na área de formação de
professores são frequentes os estudos em torno das temáticas da Educação
Ambiental. Conclui-se ainda que, do total dos 24 TCCs sobre as temáticas
ambientais, ocorre a ausência de componentes que dão forma a uma Educação
Ambiental Crítica em 5 deles, ao passo que em 19 trabalhos da amostra as
concepções críticas foram encontradas.