Resumo:
A conquista de um espaço significativo para a Educação Ambiental (EA) nos currículos tem ainda um longo caminho a percorrer para que as discussões sobre esta temática
aconteçam de forma articulada nas disciplinas e práticas educativas. Para melhor compreender este espaço dedicado à EA foi estabelecido como objetivo geral deste trabalho fazer uma análise da forma como se apresenta no GT-22 Educação Ambiental, da ANPEd, as discussões sobre a abordagem dessa temática nos currículos. É uma pesquisa bibliográfica considerando-se os artigos sobre EA publicados a partir da 28a à 38a Reunião Anual (RA), do ano de 2005 à 2017, respectivamente. Foram selecionando artigos que tratam do tema da educação ambiental nos currículos e ainda aqueles que, mesmo não contemplando o tema no título, o contemplam mais de cinco vezes, no corpo do texto. É possível concluir que em praticamente todos os artigos, o ambiente escolar apresenta-se como espaço fundamental para o desenvolvimento da EA e que mesmo garantida em lei, a EA tem sua inserção marginal nos currículos, no sentido de nele
figurar, na maioria das vezes, como um conteúdo isolado ou transversalizado e não como uma parte integrante do mesmo. Considerando os diversos problemas ambientais que se manifestam na comtemporaneidade é urgente que algumas áreas do conhecimento tenham um diálogo mais próximo e significativo com a EA, este diálogo precisa ser fortalecido e principalmente com a educação em Química que é pouco representada nas discussões sobre EA neste GT da ANPEd.