Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Barcellos, Michelle
dc.contributor.author Marchini, Helder Ricardo
dc.date.accessioned 2021-06-30T21:18:49Z
dc.date.available 2021-06-30T21:18:49Z
dc.date.issued 2020-10-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2147
dc.description Disponível na versão on-line. pt_BR
dc.description.abstract O livro didático tem papel fundamental no auxílio de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Devido a esta importância, são encontrados na literatura, principalmente no ensino de química, muitas análises sobre seus conteúdos. Neste sentido, este trabalho, teve por objetivo geral de realizar a análise da presença dos pictogramas de perigo nas seis coleções dos livros didáticos de química, aprovados no PNLD de 2017. Ao mesmo tempo, verificou-se a forma didática e de clara compreensão e se estão de acordo com as normas de segurança do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS). As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, exploratória, qualitativa, descritiva e crítica. Para a consulta nos livros didáticos, elegeu-se os termos: pictogramas, GHS, risco, cuidado e segurança. Conclui-se que os termos pictogramas e GHS não foram localizados nas coleções, e que, em algumas obras foram encontradas as imagens dos pictogramas (tratado por alguns autores como símbolos) de forma equivocada, contendo erros na sua apresentação e até na sua identificação. A inexistência desses pictogramas ou os erros verificados podem prejudicar a tomada de decisão quanto aos riscos associados para os reagentes químicos. Este trabalho, permitiu concluir que a segurança e os riscos associados aos produtos químicos são assuntos que devem ser discutidos em sala de aula e precisam estar presentes e serem abordados nos livros didáticos. Por fim, sugere-se como alternativa e melhoria que ocorram mudanças associadas na forma da apresentação dos pictogramas na produção do livro didático, desde o edital de convocação das editoras e de uma articulação de ensino nas escolas, para estabelecer conexões sobre o tema. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Química. Livro didático. Segurança no laboratório. pt_BR
dc.title Pictogramas de perigo pt_BR
dc.title.alternative uma análise dos livros didáticos de química selecionados no PNLD de 2017 pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Química pt_BR
local.institution.campus São José pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta