Resumo:
O livro didático tem papel fundamental no auxílio de professores e alunos no
processo de ensino-aprendizagem. Devido a esta importância, são encontrados na
literatura, principalmente no ensino de química, muitas análises sobre seus
conteúdos. Neste sentido, este trabalho, teve por objetivo geral de realizar a análise
da presença dos pictogramas de perigo nas seis coleções dos livros didáticos de
química, aprovados no PNLD de 2017. Ao mesmo tempo, verificou-se a forma
didática e de clara compreensão e se estão de acordo com as normas de segurança
do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos
Químicos (GHS). As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica,
exploratória, qualitativa, descritiva e crítica. Para a consulta nos livros didáticos,
elegeu-se os termos: pictogramas, GHS, risco, cuidado e segurança. Conclui-se que
os termos pictogramas e GHS não foram localizados nas coleções, e que, em
algumas obras foram encontradas as imagens dos pictogramas (tratado por alguns
autores como símbolos) de forma equivocada, contendo erros na sua apresentação
e até na sua identificação. A inexistência desses pictogramas ou os erros verificados
podem prejudicar a tomada de decisão quanto aos riscos associados para os
reagentes químicos. Este trabalho, permitiu concluir que a segurança e os riscos
associados aos produtos químicos são assuntos que devem ser discutidos em sala
de aula e precisam estar presentes e serem abordados nos livros didáticos. Por fim,
sugere-se como alternativa e melhoria que ocorram mudanças associadas na forma
da apresentação dos pictogramas na produção do livro didático, desde o edital de
convocação das editoras e de uma articulação de ensino nas escolas, para
estabelecer conexões sobre o tema.