dc.contributor.advisor |
Mendonça, Igor Thiago Marques |
|
dc.contributor.author |
Seiga, Cheila Karei |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T14:07:34Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05T14:07:34Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2151 |
|
dc.description.abstract |
A humanização é tema importante na área da saúde, isto porque visa
contribuir para melhorias nos cuidados aos usuários e efetivar os princípios do
Sistema Único de Saúde. Trabalhar essa temática na formação dos profissionais de
saúde é essencial para a transformação das práticas de cuidado, principalmente ao
tornar o estudante protagonista nesse processo. As metodologias ativas surgem
como proposta dinâmica de ensino e nesse cenário o Storytelling apresenta-se como
uma estratégia para o engajamento no ensino da humanização. Os objetivos deste
artigo são produzir um recurso educacional digital utilizando o Storytelling para
trabalhar os aspectos da humanização em cursos Técnico em Enfermagem e avaliar
a viabilidade da proposta metodológica elaborada. Estudo fundamentado na Design
Science Research, elaborado em 12 passos. Desenvolvido no período de julho a
novembro de 2020. Como resultados foram produzidas duas histórias que
envolveram o tema da humanização nos contextos do curso Técnico em
Enfermagem e um vídeo de orientação aos professores avaliadores. A avaliação da
proposta metodológica foi realizada por 19 professores e concluiu-se que o
Storytelling tem viabilidade e relevância para contribuir no processo de
ensino-aprendizagem da humanização em cursos Técnico em Enfermagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização |
pt_BR |
dc.subject |
Storytelling |
pt_BR |
dc.title |
O STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HUMANIZAÇÃO EM CURSOS TÉCNICO EM ENFERMAGEM |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Pós Graduação em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |