dc.description.abstract |
O uso das tecnologias em sala de aula vem sendo ressaltado por Moran e por outros
autores, no entanto sua aplicação prática ainda é incipiente na etapa da educação
infantil. Neste estudo, pretende-se demonstrar que o recurso tecnológico Podcast
pode contribuir para o desenvolvimento dos bebês, ao ser usado como auxiliar para
o processo de aquisição da fala. Para isso, realizou-se um estudo de caso com cinco
bebês. Foram realizadas quatro intervenções pedagógicas, utilizando os podcasts
elaborados pela pesquisadora, tendo a participação das famílias para a condução da
atividade em razão do momento de pandemia enfrentado. As intervenções foram
filmadas, transcritas e analisadas. Além disso, foram aplicadas entrevistas
semiestruturadas, sendo analisadas quali/quantitativamente. Os resultados
indicaram que o podcast é um recurso atrativo para os bebês por despertar sua
curiosidade quanto aos estímulos auditivos, o que impulsiona a repetição de
palavras e sons, favorecendo a aquisição da fala. Destaca-se, porém, que é um
recurso complementar, visto que a fala por ser adquirida naturalmente não necessita
ser ensinada, entretanto a estimulação favorece a aprendizagem. |
pt_BR |