Repositório Institucional

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mello, Carlos Alberto da Silva
dc.contributor.author Andrade, Greice Kelly Marinho de
dc.date.accessioned 2021-07-05T14:20:58Z
dc.date.available 2021-07-05T14:20:58Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2156
dc.description.abstract O uso das tecnologias em sala de aula vem sendo ressaltado por Moran e por outros autores, no entanto sua aplicação prática ainda é incipiente na etapa da educação infantil. Neste estudo, pretende-se demonstrar que o recurso tecnológico Podcast pode contribuir para o desenvolvimento dos bebês, ao ser usado como auxiliar para o processo de aquisição da fala. Para isso, realizou-se um estudo de caso com cinco bebês. Foram realizadas quatro intervenções pedagógicas, utilizando os podcasts elaborados pela pesquisadora, tendo a participação das famílias para a condução da atividade em razão do momento de pandemia enfrentado. As intervenções foram filmadas, transcritas e analisadas. Além disso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, sendo analisadas quali/quantitativamente. Os resultados indicaram que o podcast é um recurso atrativo para os bebês por despertar sua curiosidade quanto aos estímulos auditivos, o que impulsiona a repetição de palavras e sons, favorecendo a aquisição da fala. Destaca-se, porém, que é um recurso complementar, visto que a fala por ser adquirida naturalmente não necessita ser ensinada, entretanto a estimulação favorece a aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Berçário pt_BR
dc.subject Fala pt_BR
dc.subject Recurso tecnológico pt_BR
dc.title TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL pt_BR
dc.title.alternative O PODCAST COMO RECURSO PARA AUXILIAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA FALA – UM ESTUDO DE CASO pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Pós Graduação em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta