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Este artigo contempla uma revisão integrativa da literatura, que buscou analisar a produção científica nacional sobre o uso do Ensino Híbrido nos cursos de formação de professores tendo como foco os cursos de licenciatura, a partir de publicações científicas indexadas na base de dados Portal de periódicos Capes, Google acadêmico, Science direct e Scopus, entre 2015 e 2019. Seguindo os critérios de exclusão e inclusão definidos na pesquisa 9 artigos foram incluídos para análise nesta investigação Os artigos analisados foram comparados e agrupados por similaridade de conteúdo considerando: os objetivos dos estudos analisados, a relevância do uso do ensino híbrido na formação de professores e a formação docente com o uso das TICs e de modalidades híbridas. Os resultados indicam que as atividades relacionadas ao Ensino Híbrido que foram desenvolvidas no cursos de licenciatura promoveram o processo de ensino-aprendizagem de forma favorável e eficaz, além de promover uma aproximação mais ativa e colaborativa entre professor e aluno. Além disso, a formação de docentes na perspectiva do ensino híbrido juntamente com o uso das TIC’s, permitem ainda uma reflexão sobre as práticas da educação com o intuito de analisar as práticas pedagógicas conduzidas no ensino superior. Como perspectivas futuras, acredita-se que a implementação do Ensino Híbrido, somado ao ensino remoto pós pandemia, deve promover uma maior implementação do ensino híbrido nos cursos de formação de professores no Brasil. |
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