Resumo:
Esta pesquisa teve o propósito de identificar fatores que levam alunos a evadirem-se da escola em idade regular e depois retornarem para os bancos da EJA. A temática que embasou esta pesquisa é o resultado das inquietações que geraram a necessidade de compreender os motivos que levam tantos alunos a abandonarem a escola. Para tanto, foram aplicados questionários em 10 ex-alunos da Escola Básica Municipal Olintho D’Ávila Mesquita, no município de Correia Pinto-SC. Os alunos foram escolhidos por terem abandonado a escola e depois retornado na modalidade EJA. Essa pesquisa visou a identificar os variados motivos que causaram a evasão escolar, assim como o retorno agora na EJA. A motivação para tal estudo, o que o justifica, está na compreensão de que esse não seja um problema apenas daquela escola, mas da educação brasileira. A relevância desse trabalho está na forma em que abordou causas e consequências da evasão escolar, fornecendo uma melhor compreensão sobre o assunto. Trata-se de um estudo de caso, com análise dos resultados realizada numa abordagem qualitativa, considerando os dados coletados. Ao analisar as informações coletadas pode-se verificar que os verdadeiros motivos que os levam a abandonar e a ter vontade de voltar a estudar estão relacionados ao autossustento e da família e às questões de gênero