Repositório Institucional

Formação de professores a distância (EAD) e o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, a dislexia

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dc.contributor.advisor Gubert, Antonio Luiz
dc.contributor.author Santos, Elisiana Pain dos
dc.date.accessioned 2021-07-18T15:13:03Z
dc.date.available 2021-07-18T15:13:03Z
dc.date.issued 2021-07-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2181
dc.description.abstract A dislexia começou a ser discutida na educação recentemente e de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (2019) cerca de 15% dos alunos em período de alfabetização apresentam dificuldades e prejuízos na leitura, recebendo diagnóstico. O professor é o primeiro profissional a identificar dificuldades de leitura e escrita, pois é o responsável pelo processo de alfabetização. Por isso, tem-se a necessidade de formar professores capazes de perceber as dificuldades e conseguir traçar estratégias para diminuí-las. Os sujeitos da pesquisa foram 11 acadêmicos concluintes de um curso de pedagogia a distância, que de livre e espontânea vontade responderam um questionário online através da plataforma Google Forms. A análise das informações obtidas ocorreu de modo qualitativo exploratório, fazendo um paralelo entre as respostas e os materiais já publicados. Sendo assim, buscou-se compreender a realidade de uma pequena amostra da região, no que diz respeito ao ensino EaD e o conhecimento sobre transtornos de aprendizagem. Os resultados demonstraram que as grades do curso de pedagogia abordam os transtornos de aprendizagem, permitindo aos acadêmicos o contato com o tema e a preparação para a atuação profissional. Dessa forma, tem-se a necessidade de cursos de especialização e de formação continuada sobre as dificuldades de aprendizagem, para que os professores possam obter maiores informações sobre e, consequentemente desenvolver um trabalho assertivo e que possibilite a inclusão de todos os educandos. pt_BR
dc.subject Dislexia. Aprendizagem. Educação a distância. pt_BR
dc.title Formação de professores a distância (EAD) e o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura, a dislexia pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato senso em concepções multidisciplinares de leitura pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Pereira, Cristina Folster


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