Repositório Institucional

A imagem como fator de intervenção no processo educativo não presencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Hillesheim, Giovana Bianca Darolt
dc.contributor.author Siqueira, Silvia
dc.date.accessioned 2021-07-18T16:31:13Z
dc.date.available 2021-07-18T16:31:13Z
dc.date.issued 2021-07-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2189
dc.description.abstract O artigo apresenta os resultados obtidos a partir de pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, visando compreender o processo educativo em tempos de isolamento social através da utilização de imagens como fator de intervenção pedagógica. O estudo analisou as imagens enviadas pelos professores aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Pequeno Príncipe (Xanxerê/SC) durante o período de 20/04/2020 a 20/05/2020, assim como as imagens produzidas pelas próprias crianças. A investigação buscou compreender as razões que levaram à utilização de imagens e analisar eventuais ganhos pedagógicos obtidos a partir delas, concluindo que a utilização pedagógica de imagens, bem como o processo de alfabetização visual, necessita de maior discussão na formação e atuação docente, uma vez que as linguagens oral e escrita são priorizadas e a linguagem imagética é comumente usada como recurso ilustrativo ou como dispositivo facilitador da comunicação. A pesquisa parte do pressuposto que as imagens estimulam o exercício de observação, sua diversidade educa o olhar e permite às crianças ampliar sua capacidade perceptiva. pt_BR
dc.subject Imagem no contexto pedagógico 1. Alfabetização Visual 2. Educação Remota 3. pt_BR
dc.title A imagem como fator de intervenção no processo educativo não presencial pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato senso em concepções multidisciplinares de leitura pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta