dc.contributor.advisor |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
|
dc.contributor.author |
Siqueira, Silvia |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-18T16:31:13Z |
|
dc.date.available |
2021-07-18T16:31:13Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2189 |
|
dc.description.abstract |
O artigo apresenta os resultados obtidos a partir de pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, visando compreender o processo educativo em tempos de isolamento social através da utilização de imagens como fator de intervenção pedagógica. O estudo analisou as imagens enviadas pelos professores aos alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Pequeno Príncipe (Xanxerê/SC) durante o período de 20/04/2020 a 20/05/2020, assim como as imagens produzidas pelas próprias crianças. A investigação buscou compreender as razões que levaram à utilização de imagens e analisar eventuais ganhos pedagógicos obtidos a partir delas, concluindo que a utilização pedagógica de imagens, bem como o processo de alfabetização visual, necessita de maior discussão na formação e atuação docente, uma vez que as linguagens oral e escrita são priorizadas e a linguagem imagética é comumente usada como recurso ilustrativo ou como dispositivo
facilitador da comunicação. A pesquisa parte do pressuposto que as imagens estimulam
o exercício de observação, sua diversidade educa o olhar e permite às crianças ampliar
sua capacidade perceptiva. |
pt_BR |
dc.subject |
Imagem no contexto pedagógico 1. Alfabetização Visual 2. Educação Remota 3. |
pt_BR |
dc.title |
A imagem como fator de intervenção no processo educativo não presencial |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato senso em concepções multidisciplinares de leitura |
pt_BR |
local.institution.campus |
Xanxerê |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |