dc.contributor.advisor |
Mattos, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas |
|
dc.contributor.author |
Delfes, Aline Cristina da Silva Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-30T16:00:50Z |
|
dc.date.available |
2018-10-30T16:00:50Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/219 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda uma análise sobre os impactos do ensino da matemática na evasão escolar dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa realizada classifica-se essencialmente como bibliográfica. A investigação focou inicialmente na Revista EJA em Debate, buscando, em todas as edições, quais artigos tratavam o ensino da Matemática, e, se algum dos artigos pesquisados abordavam especificamente sobre a temática da evasão escolar relacionada à dificuldade de aprendizagem na referida disciplina. Em função do resultado obtido, a pesquisa foi ampliada para outras fontes de informação mencionadas nos procedimentos metodológicos deste trabalho. As publicações científicas levantadas para a pesquisa também foram utilizadas como base para a construção da fundamentação teórica. O resultado de pesquisa apontou que há diversos fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, além da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Matemática. Entre eles estão a repetência de uma mesma série/ano, a obrigação de trabalhar para sustentar a família, a falta de atenção e de interesse e comprometimento por parte do aluno, e também, a falta de atenção e afetividade por parte do professor para com o aluno, entre outros |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão Escolar |
pt_BR |
dc.title |
Relações do ensino de matemática e a evasão na EJA |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma revisão de bibliografia |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Pós-graduação lato sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos - PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |