Resumo:
O presente trabalho aborda uma análise sobre os impactos do ensino da matemática na evasão escolar dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa realizada classifica-se essencialmente como bibliográfica. A investigação focou inicialmente na Revista EJA em Debate, buscando, em todas as edições, quais artigos tratavam o ensino da Matemática, e, se algum dos artigos pesquisados abordavam especificamente sobre a temática da evasão escolar relacionada à dificuldade de aprendizagem na referida disciplina. Em função do resultado obtido, a pesquisa foi ampliada para outras fontes de informação mencionadas nos procedimentos metodológicos deste trabalho. As publicações científicas levantadas para a pesquisa também foram utilizadas como base para a construção da fundamentação teórica. O resultado de pesquisa apontou que há diversos fatores que contribuem para a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, além da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Matemática. Entre eles estão a repetência de uma mesma série/ano, a obrigação de trabalhar para sustentar a família, a falta de atenção e de interesse e comprometimento por parte do aluno, e também, a falta de atenção e afetividade por parte do professor para com o aluno, entre outros