Resumo:
A presente pesquisa, intitulada Educação de Jovens e Adultos no Campo: da Estigmatização ao Protagonismo – PROEJA – FIC, investigou como o PROEJA – FIC transformou as adversidades em possibilidades nas comunidades campesinas e assentamentos da Reforma Agrária no Município de São Miguel do Oeste, no sentido de perceber as possibilidades obtidas pelos egressos. Através da pesquisa foi possível fazer uma reflexão sobre a realidade pesquisada, a partir de categorias, utilizando o método Exploratório, por possibilitar a aproximação com a realidade de vários estudantes do PROEJA – FIC, IFSC – Campus São Miguel do Oeste. A educação dos trabalhadores do campo, vista como um desafio, é de suma importância, pois relaciona os processos educativos teorizados com o conhecimento ligado aos processos de luta. O PROEJA é a efetivação da luta histórica pela educação pública gratuita aos sujeitos sociais do campo, educação e formação profissional. O PROEJA no campo possibilitou outro modo de se fazer agricultura de base familiar campesina, na centralidade do trabalho, e não apenas na reprodução do capital. Foi possível conhecer outra concepção de desenvolvimento do campo, através da economia solidária e arranjos produtivos locais