Resumo:
Essa pesquisa tem a intenção de analisar a Educação Jovens e Adultos (EJA) do ponto de vista dos aspectos históricos e sociais no Brasil e as suas mudanças ao decorrer dos longos anos, implicando em descobrir uma trajetória da EJA, deixada muitas vezes em segundo plano pelas políticas públicas. Para tal análise, a pesquisa foi realizada por meio de leitura de referencial teórico como embasamento para a mesma. A leitura permitiu o levantamento de muitos questionamentos, dentre eles o fato de que dentro dos aspectos históricos há o reconhecimento dos movimentos de resistência, lutas de classes populares pelo acesso, permanência e a continuidade do conhecimento formal, escolarização e também qualidade de vida para todos os sujeitos e professores formados, capacitados com metodologias inovadoras acompanhando as novas tecnologias em busca do melhor, para a transformação de um mundo com igualdades, sem discriminação de raça, cultura e gênero. A relevância desta pesquisa se dá pela importância que o olhar no passado pode modificar as ações do presente auxiliando no planejamento de ações futuras