Resumo:
O acesso à educação é um direito constitucional de todo cidadão, não podendo ser diferente às pessoas com deficiência, abordado neste contexto especificamente as deficiências físicas que exigem cadeira de rodas para a locomoção. Amparam esta classe as obrigações de adequações legais por parte das instituições favorecendo o acesso e ensino. Aos usuários de cadeira de rodas não são apenas as adequações nas instituições de ensino ao qual lhes afetam diretamente para sua possibilidade de egresso na academia, entre outras questões pertinentes encontram-se a mobilidade urbana. Para melhor poder amparar ao aluno sujeito a tais condições, e favorecer sua inclusão ao meio acadêmico, a instituição necessariamente precisa conhecer o perfil do aluno, também ao que diz respeito a forma de locomoção urbana do mesmo. Este estudo tem por objetivo observar e relatar as atuais condições e dificuldades de acessibilidade urbana aos usuários de cadeira de rodas na cidade de Jaraguá do Sul, apresentando uma avaliação das condições observadas. As observações foram desenvolvidas em três rotas, entre terminal urbano de Jaraguá do Sul e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Centro, também entre Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Centro até Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Rau, e uma terceira avaliação para a mobilidade urbana para quem faz uso do transporte público coletivo. Foram documentados neste trabalho, além da fundamentação teórica baseada nas legislações, ergonomia e outros aspectos sociais, a observação e documentação de imagens, percepções físicas das atuais condições encontradas ao que diz respeito as avaliações nos trajetos.