Resumo:
A missão do Instituto Federal de Santa Catarina, amplamente difundida em todos os ambientes pelos quais este transita, é viabilizada por meio de seus vinte e dois câmpus, Centro de Referência em Educação a Distância (CERFEAD) e Reitoria. Uma dessas unidades, o câmpus Jaraguá do Sul-Rau, em coerência com a proposta institucional, oferta à comunidade ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às necessidades do arranjo produtivo local. Nessa perspectiva, atualmente disponibiliza cursos de formação inicial e continuada de curta duração, técnicos subsequentes ao ensino médio e superiores. Destes, o Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica foi o primeiro ofertado pelo câmpus, no ano de sua fundação, em 2010. Passados sete anos desde o início da oferta, as muitas mudanças pelas quais o mundo passou e passa, sejam elas sociais, políticas, tecnológicas, culturais, econômicas, educacionais, entre outras, interferem diretamente nas necessidades de formação dos sujeitos. Em consideração a esse
contexto abrangente e complexo, dado o tempo de existência do curso e, observando especialmente o dinamismo do mundo do trabalho, em que medida as áreas de atuação, competências, metodologias de ensino e atividades de formação ofertadas pelo CSTFM do IFSC Jaraguá do Sul - Rau dialogam com a realidade profissional vivenciada pelos egressos? Considerando essa questão de pesquisa, o presente trabalho organiza-se em torno do levantamento das percepções dos alunos formados pelo referido curso. Tem-se como objetivo identificar como o graduado no CSTFM do IFSC câmpus Jaraguá do Sul - Rau avalia a formação, relacionando as competências, saberes e habilidades desenvolvidas às necessidades de atuação profissional a que são submetidos após a conclusão do curso. Como pressuposto para a realização deste trabalho, o egresso é visto como uma importante fonte para indicar aproximações, distanciamentos, coerências e incoerências entre formação acadêmica e mundo do trabalho. Por isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, além do PPC do CSTFM, um questionário enviado a toda a população da
pesquisa, constituída por 31 sujeitos, formados entre os anos de 2013 e 2016, cuja taxa de resposta foi de 61%, correspondente a 19 egressos. Por meio de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualiquantitativa, os resultados da pesquisa indicam que o perfil profissional de conclusão proposto pelo PPC do CSTFM está coerente com as necessidades do profissional que atua na área Mecânica. No entanto, para desenvolverem-se mais plenamente no exercício da profissão, os egressos indicam como fragilidades a distância entre instituição formadora e as empresas do ramo e as poucas atividades de pesquisa ao longo do curso. Além disso, apontam que as competências mais requeridas no mundo do trabalho são liderança e comunicação aplicada ao contexto organizacional, métodos de automação da indústria local, controle estatístico de processos e desenvolvimento de projetos mecânicos. Por fim, conclui-se que esta pesquisa, para além dos objetivos propostos, configura-se com potencial para encaminhar novas investigações que visem à melhoria dos processos educativos institucionais.