Repositório Institucional

METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Leonardo da
dc.contributor.author Damo, Cleides Maria
dc.contributor.author Fonseca Junior, Odilon da
dc.date.accessioned 2021-10-06T11:46:49Z
dc.date.available 2021-10-06T11:46:49Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2329
dc.description.abstract Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura, de estudos qualitativos realizados nos anos de 2020 e 2021 que analisam práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto emergencial no período da Pandemia do Covid-19, de forma a observar se a tecnologia tem sido utilizada para promover a centralidade e a autonomia discente no processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados 9 estudos que, em geral, apresentam reflexões de professores, alunos e pais sobre as primeiras impressões acerca do ensino remoto. Os professores e alunos investigados na maioria dos estudos evidenciaram muitas dificuldades quanto à adaptação, inseguranças para com o uso das metodologias ativas e pouco conhecimento para utilização de ferramentas tecnológicas. Neste sentido, a maioria dos estudos foca nas dificuldades relacionadas à adaptação de um ensino presencial para o formato remoto, de modo que não há uma discussão aprofundada sobre os usos pedagógicos de metodologias ativas e tecnologias nesse contexto. Destacase, neste sentido, a importância da reflexão pedagógica acerca das metodologias ativas e das tecnologias (para além do seu uso instrumental), de forma que se possa construir práticas pedagógicas significativas e centradas no aluno no contexto de ensino remoto que possam então contribuir com os desafios postos pela pandemia para a área da educação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject ensino pt_BR
dc.subject pandemia pt_BR
dc.subject metodologias ativas pt_BR
dc.subject tecnologias pt_BR
dc.title METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA pt_BR
dc.title.alternative UMA REVISÃO SISTEMÁTICA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta