Resumo:
Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura, de estudos qualitativos
realizados nos anos de 2020 e 2021 que analisam práticas pedagógicas no contexto do
ensino remoto emergencial no período da Pandemia do Covid-19, de forma a observar se a
tecnologia tem sido utilizada para promover a centralidade e a autonomia discente no
processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados 9 estudos que, em geral,
apresentam reflexões de professores, alunos e pais sobre as primeiras impressões acerca
do ensino remoto. Os professores e alunos investigados na maioria dos estudos
evidenciaram muitas dificuldades quanto à adaptação, inseguranças para com o uso das
metodologias ativas e pouco conhecimento para utilização de ferramentas tecnológicas.
Neste sentido, a maioria dos estudos foca nas dificuldades relacionadas à adaptação de um
ensino presencial para o formato remoto, de modo que não há uma discussão aprofundada
sobre os usos pedagógicos de metodologias ativas e tecnologias nesse contexto. Destacase, neste sentido, a importância da reflexão pedagógica acerca das metodologias ativas e
das tecnologias (para além do seu uso instrumental), de forma que se possa construir
práticas pedagógicas significativas e centradas no aluno no contexto de ensino remoto que
possam então contribuir com os desafios postos pela pandemia para a área da educação.