Repositório Institucional

A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Andrade, Elizane de
dc.contributor.author Vieira, Bruno Santos
dc.contributor.author Mendes, Lúcio Galvão
dc.date.accessioned 2021-10-06T11:59:49Z
dc.date.available 2021-10-06T11:59:49Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2330
dc.description.abstract No processo de ensino e aprendizagem de unidades curriculares específicas dos cursos de Engenharia de Produção, há uma evidente problemática de representar toda diversidade dos diferentes tipos de processos de produção que possam existir. Nesse sentido, a simulação pode ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho buscou desenvolver contextos simulados utilizando o software Arena® como tecnologia de visualização para aprendizagem de conteúdos específicos de Controle Estatístico do Processo, de forma a promover aos alunos uma visão prática sobre situações em sistemas produtivos. Para tanto, elaborou-se três modelos de simulação para contextos relacionados à prática de utilização dos gráficos de controle, além de uma dinâmica de interação em sala de aula em que o docente alterna momentos em que o processo estava sob ou fora de controle. A abordagem obteve resultado positivo segundo avaliação realizada com os estudantes participantes, que consideraram que a dinâmica auxiliou na aprendizagem e na motivação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Arena pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Engenharia pt_BR
dc.subject Controle Estatístico de Processos pt_BR
dc.title A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO pt_BR
dc.title.alternative UMA PROPOSTA DIDÁTICA pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta