dc.description.abstract |
Esta dissertac;ao apresenta uma discussao acerca do trabalho e da construc;ao da identidade profissional das(os) assistentes sociais no Institute Federal de Educac;ao, Ciencia e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tern por objetivo analisar o trabalho das(os) assistentes sociais em sua relac;ao com a construc;ao da identidade profissional na instituic;ao. Para a realizac;ao deste estudo, que esta fundamentado no metodo dialetico marxista, optou-se pela pesquisa qualitativa, com base na pesquisa bibliografica e documental e na pesquisa de campo, utilizando-se da aplicac;ao de questionario para o levantamento de dados. 0 estudo apresenta uma discussao sobre trabalho, Estado e as polfticas sociais no contexto das transforma96es societarias contemporaneas e os impactos sobre a Polftica Educacional. Aborda ainda a constituic;ao hist6rica do Servic;o Social e os principais fundamentos da profissao. A pesquisa de campo levantou alguns dos elementos que impoem limites e possibilidades ao trabalho das(os) assistentes sociais no IFSC, demonstrando que a construc;ao da identidade profissional se da em meio a contradic;ao posta entre as determina96es do trabalho assalariado, ao qual as(os) assistentes sociais estao sujeitos, e ao direcionamento social que se busca imprimir ao exercfcio profissional, tendo em vista a materializac;ao do projeto profissional. Como produto educacional, elaborado como exigencia no ambito do mestrado profissional, foi planejada e aplicada uma roda de conversa junto as(aos) assistentes sociais do IFSC, oportunizando um momenta de reflexao conjunta acerca do trabalho e da identidade profissional na instituic;ao. Com o desenvolvimento desta investigac;ao, constatou-se que o processo de construc;ao da identidade profissional e dinamico e constante e se da por meio da tensao entre uma identidade profissional conservadora e uma identidade profissional crftica. Concluiu-se, ainda, que para o fortalecimento desta ultima e fundamental a ampliac;ao da autonomia profissional na instituic;ao como forma de avultar as possibilidades para o desenvolvimento de praticas e respostas profissionais consonantes com o projeto profissional. |
pt_BR |