dc.contributor.advisor |
Kangerski, Fabiana de Agapito |
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dc.contributor.author |
Ximenes, Lucas Cançado |
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dc.date.accessioned |
2022-02-17T12:26:48Z |
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dc.date.available |
2022-02-17T12:26:48Z |
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dc.date.issued |
2021-04-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2409 |
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dc.description |
Monografia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo criar um jogo didático
aplicado como ferramenta pedagógica para a educação empreendedora, utilizando a
sustentabilidade como embasamento teórico principal. O jogo proposto tem
tabuleiro, dado de seis lados e cartas, como elementos lúdicos principais. O jogo foi
aplicado em formato virtual e avaliado por turmas de ensino técnico, ensino superior
e docentes, todos vinculados ao Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus
Garopaba. Foi realizado um estudo de caráter qualitativo e quantitativo.
Empregou-se também a pesquisa participante através da aplicação do jogo com os
públicos-alvo. A abordagem quantitativa foi aplicada por meio da avaliação dos
participantes ao fim de cada rodada de testes, através de questionário on-line.
Pretendeu-se neste trabalho, produzir um jogo que sirva como material didático para
docentes, principalmente, das disciplinas de gestão e empreendedorismo deste
câmpus, mas com a possibilidade de ser aplicado em atividades interdisciplinares
em diversos cursos e em quaisquer instituições de ensino interessadas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos. Educação empreendedora. Sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de jogos educativos como ferramenta didática para a educação empreendedora na perspectiva da sustentabilidade |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental |
pt_BR |
local.institution.campus |
Campus Garopaba |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |