| dc.contributor.advisor | Kangerski, Fabiana de Agapito | |
| dc.contributor.author | Ximenes, Lucas Cançado | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-17T12:26:48Z | |
| dc.date.available | 2022-02-17T12:26:48Z | |
| dc.date.issued | 2021-04-09 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2409 | |
| dc.description | Monografia | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo criar um jogo didático aplicado como ferramenta pedagógica para a educação empreendedora, utilizando a sustentabilidade como embasamento teórico principal. O jogo proposto tem tabuleiro, dado de seis lados e cartas, como elementos lúdicos principais. O jogo foi aplicado em formato virtual e avaliado por turmas de ensino técnico, ensino superior e docentes, todos vinculados ao Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Garopaba. Foi realizado um estudo de caráter qualitativo e quantitativo. Empregou-se também a pesquisa participante através da aplicação do jogo com os públicos-alvo. A abordagem quantitativa foi aplicada por meio da avaliação dos participantes ao fim de cada rodada de testes, através de questionário on-line. Pretendeu-se neste trabalho, produzir um jogo que sirva como material didático para docentes, principalmente, das disciplinas de gestão e empreendedorismo deste câmpus, mas com a possibilidade de ser aplicado em atividades interdisciplinares em diversos cursos e em quaisquer instituições de ensino interessadas. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Jogos. Educação empreendedora. Sustentabilidade. | pt_BR |
| dc.title | Aplicação de jogos educativos como ferramenta didática para a educação empreendedora na perspectiva da sustentabilidade | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| local.institution.discipline | Curso Superior em Tecnologia em Gestão Ambiental | pt_BR |
| local.institution.campus | Campus Garopaba | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |