dc.contributor.advisor |
Schaefer Barbaresco, Cleber |
|
dc.contributor.author |
VERONA BITENCOURT, SUELEN |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-25T14:24:33Z |
|
dc.date.available |
2022-02-25T14:24:33Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2426 |
|
dc.description.abstract |
Diante da atual demanda do mercado por profissionais capazes de reconhecer e
solucionar assertivamente os problemas encontrados, faz-se necessário que este
possua uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades.
Desta forma, o trabalho tem por objetivo caracterizar os planos de ensino das
disciplinas escolares de Cálculo I e II, propostos nos Projetos Pedagógicos de Curso
(PPC) dos Institutos Federias. Para tal, identificou-se os conteúdos e objetivos
propostos, realizando uma análise comparativa entre o que contemplam os programas
de ensino e o que os documentos definem como necessário para promover o
desenvolvimento das habilidades e competências de um engenheiro de produção. Por
meio da utilização do software Iramuteq, realizou-se a análise dos objetivos e
conteúdos de Cálculo I e II, relacionando com os documentos normativos e
destacando as principais características. Os resultados demonstraram que os PPCs
são pouco específicos na definição de informações importantes, o que representa um
obstáculo na gestão da aprendizagem. Ressalta-se a necessidade de voltar a atenção
aos conteúdos e objetivos propostos no plano da disciplina, assegurando que sua
abordagem promova o desenvolvimento das competências e habilidades do engenheiro
de produção. Deve-se refletir acerca do conteúdos ensinados, considerando sua aplicação em situações reais. Os objetivos, por sua vez, precisam
contemplar a contribuição para a formação do estudante com competências e
habilidades. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Competências. Habilidades. Cálculo. Projeto Pedagógico de Curso. Disciplina escolar. |
pt_BR |
dc.title |
O ENSINO DE CÁLCULO I e II NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Uma reflexão crítica dos conteúdos e objetivos propostos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos dos Institutos Federais |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
ENGENHARIA DE PRODUÇÂO |
pt_BR |
local.institution.campus |
CAÇADOR |
pt_BR |
local.institution.department |
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
local.institution |
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
pt_BR |