Resumo:
Diante da atual demanda do mercado por profissionais capazes de reconhecer e
solucionar assertivamente os problemas encontrados, faz-se necessário que este
possua uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades.
Desta forma, o trabalho tem por objetivo caracterizar os planos de ensino das
disciplinas escolares de Cálculo I e II, propostos nos Projetos Pedagógicos de Curso
(PPC) dos Institutos Federias. Para tal, identificou-se os conteúdos e objetivos
propostos, realizando uma análise comparativa entre o que contemplam os programas
de ensino e o que os documentos definem como necessário para promover o
desenvolvimento das habilidades e competências de um engenheiro de produção. Por
meio da utilização do software Iramuteq, realizou-se a análise dos objetivos e
conteúdos de Cálculo I e II, relacionando com os documentos normativos e
destacando as principais características. Os resultados demonstraram que os PPCs
são pouco específicos na definição de informações importantes, o que representa um
obstáculo na gestão da aprendizagem. Ressalta-se a necessidade de voltar a atenção
aos conteúdos e objetivos propostos no plano da disciplina, assegurando que sua
abordagem promova o desenvolvimento das competências e habilidades do engenheiro
de produção. Deve-se refletir acerca do conteúdos ensinados, considerando sua aplicação em situações reais. Os objetivos, por sua vez, precisam
contemplar a contribuição para a formação do estudante com competências e
habilidades.