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A educação física escolar no ensino médio integrado

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dc.contributor.advisor Bossle, Fabiano
dc.contributor.author Borowski, Eduardo Batista von
dc.date.accessioned 2022-04-25T18:57:41Z
dc.date.available 2022-04-25T18:57:41Z
dc.date.issued 2022-04-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2470
dc.description.abstract Esta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação física escolar; Ensino médio integrado; Epistemologias do Sul; Pedagogia crítica; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia pt_BR
dc.title A educação física escolar no ensino médio integrado pt_BR
dc.title.alternative reflexões de uma minga epistêmica em processo. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança pt_BR
local.institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul pt_BR


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