Resumo:
Esta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como
componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma
minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição
do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois
campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O
problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma
Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal
como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional
Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar
vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva
das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga
epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas
artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos
propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na
formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o
componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio
Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma
Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das
realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico
com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no
Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma
crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os
aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados
com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que
emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio
pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a
efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado.