Repositório Institucional

A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Xavier, Rosely Perez
dc.contributor.author Amorim, Telma Pires Pacheco
dc.date.accessioned 2022-04-26T14:59:56Z
dc.date.available 2022-04-26T14:59:56Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2471
dc.description.abstract Alguns autores (BARBIRATO, 2005; ELLIS, 2003; SKEHAN, 1998; WILLIS, 1996; XAVIER, 2007, 2010, 2012, 2016.) definem ‘tarefa’ como uma atividade de ensino de língua caracterizada por dois elementos principais: foco primário no significado e produção de um resultado comunicativo, sendo que esse último elemento não é mencioando por outros (LONG, 1985; NUNAN, 1989). Essa pesquisa buscou verificar o impacto do resultado comunicativo (communicative outcome) na aprendizagem do gênero check-in hoteleiro por alunos do Curso Superior de Hotelaria em Florianópolis, SC, Brazil. Duas sequências de atividades comunicativas – (a) um conjunto de tarefas (foco primário no significado e resultado comunicativo) e (b) um conjunto de atividades comunicativas (foco primário no significado) – foram desenhadas objetivando a reanálise do conceio de ‘tarefa’. O desenho das atividades foi informado por pesquisas recentes sobre planejamento, autenticidade e repetição. Depois de um pré-teste, objetivando o conhecimento prévio dos estudantes, as sequências foram aplicadas com dois grupos distintos. Dois pós-testes, com cinco semanas de intervalo, foram aplicados e a produção oral dos alunos foi transcrita e analizada, considerando sua adequação comunicativa e complexidade proposicional. Os resultados apontaram um impacto positivo do resultado comunicativo na aprendizagem do check-in na língua inglesa, especialmente em alunos intermediários, sugerindo a importância desse elemento para o conceito de ‘tarefa’. Os resultados também revelaram uma vantagem das tarefas em comparação a outras atividades comunicativas. Palavras- pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Check-in hoteleiro. Tarefa. Resultado comunicativo. pt_BR
dc.title A aprendizagem do check-in hoteleiro na língua inglesa pt_BR
dc.title.alternative o papel do resultado comunicativo em uma reavaliação do conceito de tarefa pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
local.institution.discipline Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
local.institution.department Centro de Comunicação e Expressão pt_BR
local.institution Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta