Resumo:
Alguns autores (BARBIRATO, 2005; ELLIS, 2003; SKEHAN, 1998; WILLIS, 1996; XAVIER, 2007, 2010, 2012, 2016.) definem ‘tarefa’ como uma atividade de ensino de língua caracterizada por dois elementos principais: foco primário no significado e produção de um resultado comunicativo, sendo que esse último elemento não é mencioando por outros (LONG, 1985; NUNAN, 1989). Essa pesquisa buscou verificar o impacto do resultado comunicativo (communicative outcome) na aprendizagem do gênero check-in hoteleiro por alunos do Curso Superior de Hotelaria em Florianópolis, SC, Brazil. Duas sequências de atividades comunicativas – (a) um conjunto de tarefas (foco primário no significado e resultado comunicativo) e (b) um conjunto de atividades comunicativas (foco primário no significado) – foram desenhadas objetivando a reanálise do conceio de ‘tarefa’. O desenho das atividades foi informado por pesquisas recentes sobre planejamento, autenticidade e repetição. Depois de um pré-teste, objetivando o conhecimento prévio dos estudantes, as sequências foram aplicadas com dois grupos distintos. Dois pós-testes, com cinco semanas de intervalo, foram aplicados e a produção oral dos alunos foi transcrita e analizada, considerando sua adequação comunicativa e complexidade proposicional. Os resultados apontaram um impacto positivo do resultado comunicativo na aprendizagem do check-in na língua inglesa, especialmente em alunos intermediários, sugerindo a importância desse elemento para o conceito de ‘tarefa’. Os resultados também revelaram uma vantagem das tarefas em comparação a outras atividades comunicativas.
Palavras-