Resumo:
Atualmente, as informações organizacionais e mercadológicas apresentam-se em grande volume e exigem uma seleção e organização das informações para sua efetiva utilização. Desta maneira, considerando a especificidade que a área da construção civil apresenta, por meio do mapeamento sistemático da literatura, identificou-se que os Sistemas de Informação podem contribuir significativamente para a solução de diversos problemas organizacionais. Atualmente, os softwares disponíveis no mercado podem de alguma maneira não atender as necessidades das empresas, tendo em vista alguns problemas encontrados, sendo eles: falta de gestão da equipe de vendas, falta de foco no contato dos corretores e a descentralização dos dados.
Deste modo, este projeto teve como objetivo tornar os processos de relacionamento com os clientes de uma organização do ramo da construção civil mais efetivos utilizando soluções de Sistemas de Informações digitais. Para isto, desenvolveu-se uma proposta de software que se materializou por meio de um projeto de software, que foi validado junto à organização através de teste de aceitação e usabilidade, incluindo teste alpha e teste beta e finalizando com o teste de regressão. Com base nisso, chegou-se a conclusão de que o Customer Relationship Management (CRM) é o sistema mais adequado para gerenciamento de clientes dentro da organização no contexto analisado.