Resumo:
O transporte aéreo, quando se trata de viagens em grandes distâncias e quando se busca rapidez
e praticidade, é o mais procurado, apesar disso a acessibilidade nos terminais aeroportuários de
passageiros tem sido um fator que afeta a eficiência do serviço de transporte aéreo de forma
negativa, quando da inexistência ou má qualidade das estruturas de apoio aos usuários com
restrições de locomoção, e positiva, quando do atendimento de todas as necessidades básicas
desses usuários, por isso, os serviços prestados em aeroportos são essenciais para uma boa
impressão dos viajantes.
Essa pesquisa teve como objetivo analisar a acessibilidade na prestação de serviços no
Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz - SC, no acesso ao aeroporto e nas fases
de check-in e embarque em relação aos Passageiros com Necessidade de Assistência Especial.
Os dados foram obtidos por meio de registro fotográfico, inspeção in-loco e aplicação de um
questionário, baseados nas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) .
A pesquisa, pretende proporcionar um conhecimento atual e amplo sobre as condições de acesso
a este aeroporto, constituindo-se como um auxiliar de todos aqueles que usarão o espaço;
atingindo um maior número de pessoas que necessitam desses serviços, e proporcionando a
qualidade da prestação de serviços desde o check-in até o desembarque, tendo como aliada a
tecnologia e a construção do novo aeroporto.