dc.description.abstract |
As estatísticas mostram que, nos últimos anos, o Brasil vem avançando em
algumas áreas a passos largos e em outras a passos curtos, mas que o caminho para
chegar a ser um país desenvolvido ainda é longo. Com Schumpeter (1934) o tema
tecnologia passou a ser considerado fator impulsionador da economia, a inovação é a força
propulsora das mudanças mundiais, sendo o principal motor do desenvolvimento das
nações, de forma que a busca por produtos e serviços sejam diferenciais e gerem valores
atrativos no segmento turístico. A pesquisa baseou-se na literatura de alguns autores, entre
eles Joseph Alois Schumpeter (1997), que possui referência quando o tema é inovação
empresarial e seu papel como principal indutor do crescimento econômico. O objetivo da
pesquisa foi verificar a percepção dos gestores dos meios de hospedagem nas praias do
norte de Florianópolis-SC em relação às inovações tecnológicas e suas ações estratégias
utilizadas nos meios de hospedagem. A abordagem metodológica é quali-quanti, com
pesquisa de campo e questionário aplicado para os gestores. Os pontos amostrais para
análise comparativa da aplicação dos questionários teve início em maio de 2021 e final de
novembro de 2021, em 17 hotéis das praias de Florianópolis, e descritos nos resultados
finais como indicadores importantes na coleta dos dados apontando que a gestão hoteleira
possui no geral uma boa percepção sobre a inovação e acompanha tendências de mercado
de olho nas demandas para os destinos turísticos. |
pt_BR |