Repositório Institucional

A Construção de Repertórios de Competências em Gestão da Educação Profissional a partir das Práticas de Aprendizagem Vivenciadas ao Longo da Vida

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dc.contributor.advisor Dalmau, Marcos Baptista Lopez
dc.contributor.author Silva, Silvana Ferreira Pinheiro e
dc.date.accessioned 2022-06-23T18:38:42Z
dc.date.available 2022-06-23T18:38:42Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2546
dc.description.abstract Esta tese buscou compreender como as práticas de aprendizagem vivenciadas pelos gestores atuantes no contexto estratégico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) contribuem para o desenvolvimento de competências profissionais. Por meio de estudo qualitativo e exploratório, tendo como estratégia metodológica a história de vida, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas em profundidade com 12 gestores que atuaram no contexto estratégico da EPCT. Estes gestores desempenharam os cargos de Reitor, Pró-Reitor ou Diretor Executivo no Instituto Federal de Santa Catarina, lócus de desenvolvimento da pesquisa. As diferentes lentes analíticas disponibilizadas pelo Modelo Zoom permitiram uma análise multidimensional e dinâmica das 12 histórias de vida, com foco nos níveis micro, meso, macro e interacional. As análises identificaram a presença de 58 temas chaves nas narrativas, os quais foram vinculados a 13 agrupamentos de práticas específicos. Os resultados mostraram a assertividade da opção pela história de vida, que possibilitou o resgate de práticas de aprendizagem vivenciadas por estes gestores ao longo de suas trajetórias, desde a infância. O desenvolvimento gradual e progressivo de competências para atuação na gestão estratégica é decorrente da participação e envolvimento nestas práticas, as quais são afetadas por questões relacionadas ao contexto social, econômico e cultural em que são performadas. Este desenvolvimento de competências é potencializado quando se interconectam processos formais, não formais e informais de aprendizagem. As características pessoais e competências dos gestores se manifestam quando o knowing é colocado em ação na atuação estratégica, seja como potencialidades ou fragilidades. A pesquisa reiterou que inexiste na instituição e na Rede EPCT, estratégia de formação e desenvolvimento continuada e antecipatória voltada para a atuação nos cargos estratégicos, o que pode levar a um gap de competências em gestão a médio e longo prazo. Os resultados apontam a preferência dos gestores a adotarem estratégias autodirigidas e informais de aprendizagem, bem como desenhos mais situados de aprendizagem. Assim, a aprendizagem no local de trabalho representa uma parte substantiva da aprendizagem dos gestores, e um desafio a ser melhor compreendido pelas instituições. As práticas de aprendizagem evidenciadas corroboram a perspectiva da aprendizagem enquanto fenômeno social, e da aprendizagem baseada em práticas. Adicionalmente, validam as perspectivas da lifelong learning, permitindo qualificar os gestores entrevistados como lifelong learners, ou seja, aprendizes ao longo da vida. Adicionalmente, os gestores nas suas trajetórias participam de comunidades de prática diversas, e estas constituem espaços privilegiados de aprendizagem. Entretanto, a qualidade das práticas performadas e da aprendizagem é afetada diretamente pelas relações de confiança e de poder estabelecidas entre os diferentes atores, evidenciando a necessidade de um apoio qualificado para mediação destes. A pesquisa possibilitou desvelar o potencial de formação para a atuação estratégica contido no que denominamos de itinerários formativos em gestão, construídos a partir das práticas vivenciadas pelos gestores ao longo da vida, e em especial, no contexto do trabalho na EPCT. Infere-se que os repertórios individuais e coletivos de competências para a gestão são construídos a partir do desenvolvimento desses itinerários, constituindo um currículo situado e oculto de aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de explicitação, potencialização e validação dos itinerários e certificação das competências desenvolvidas, bem como de revisão, premente, dos atuais critérios de ocupação dos cargos estratégicos. Em que pese as competências desenvolvidas pelos gestores, a pesquisa identificou demandas de aprendizagem a serem atendidas, decorerentes da ausência de formação dos gestores para exercerem os cargos, bem como do aspecto provisório inerente das práticas. Dado o exposto, e considerando o conceito de textura organizacional e de práticas, são propostas 30 diretrizes voltadas à qualificação do desenvolvimento de gestores estratégicos, a partir de uma perspectiva previsional de competências. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject aprendizagem baseada em práticas; educação profissional, científica e tecnológica; desenvolvimento de competências; desenvolvimento de gestores; aprendizagem ao longo da vida pt_BR
dc.title A Construção de Repertórios de Competências em Gestão da Educação Profissional a partir das Práticas de Aprendizagem Vivenciadas ao Longo da Vida pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
local.institution.department Programa de Pós-Graduação em Administração pt_BR
local.institution Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR


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