dc.description.abstract |
O artigo tem como objetivo compreender o comportamento do consumidor de vinho na região da Serra Catarinense, usando como variáveis o estilo de vida, atributos, hábitos e comportamentos de compra e consumo. Através de uma pesquisa, foi analisado o perfil de compra e consumo em relação as suas preferências de compra de vinhos. Essas análises são fundamentais para o mercado, tanto as lojas que comercializam vinhos, bem como as vinícolas da região que os produzem possam saber quais são as preferências dos consumidores na hora de escolher esse produto. O estado de Santa Catarina é um dos estados produtores de vinho do país, a região de maior produção no estado é a Serra Catarinense, região foco da pesquisa. Para atingir o objetivo da pesquisa foi aplicado um questionário online elaborado na plataforma Google Forms, composto por questões relativas à caracterização da amostra, comportamento do consumidor e características de consumo. Os resultados demonstram que a proporção de respondentes feminino e masculino é semelhante, o poder aquisitivo dos respondentes é elevado comparado ao salário mínimo do país, a formação acadêmica é elevada, a maioria possui graduação e/ou pós-graduação, o consumo mensal de vinhos é de 1 a 5 garrafas, possuem nível de conhecimento médio e o atributo mais importante na hora da compra foi o aroma, textura e sabor, seguido de preço e promoção. |
pt_BR |