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FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE ENERGIA EM ALGUNS EMPREENDIMENTOS DE LAGES E QUE PODEM SUBSIDIAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING

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dc.contributor.advisor Liberato, Mônica
dc.contributor.author Branco, Elzio
dc.date.accessioned 2023-01-11T10:42:33Z
dc.date.available 2023-01-11T10:42:33Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2661
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo identificar o perfil do público consumidor de energia solar para definir estratégias de marketing e vendas das empresas fornecedoras e instaladoras de equipamentos. Com metodologia quantitativa, através de um questionário com 09 perguntas fechadas encaminhado para as empresa que já adotaram a energia solar em seus empreendimentos. Os principais resultados mostram que 28,6% são empresa de médio porte; e apresentado empate entre as opções de EPP e também de grande porte com 14,3%; e ainda 21,4% como sendo MEI (Microempreendedor Individual) e ME (Microempresa). 42,9% atuam no setor do comércio; 21,4% Serviço; 7,1% demais setores como: indústria, PF, Educação – Ensino Superior, Residencial e Agroindústria. Quanto ao segmento o maior índice (28,6% ) foi de alimentação, e que os fatores determinantes para a adoção da energia solar foram: 64,3% preço/custo; 42,9% consumo energético e outros 21,4% como sendo meio ambiente pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject Energia solar pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE ENERGIA EM ALGUNS EMPREENDIMENTOS DE LAGES E QUE PODEM SUBSIDIAR ESTRATÉGIAS DE MARKETING pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Marketing pt_BR
local.institution.campus Lages pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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