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A indústria de implementos rodoviários cresce cada vez mais, uma vez que o
principal modal brasileiro é o rodoviário, requerendo que os produtos deste setor
sejam os mais eficientes possíveis. Com isso, algumas metodologias podem ser
aplicadas para que se desenvolvam produtos com melhores resultados no desenvolvimento de produtos, menor número de erros, com melhores resultados no
mercado, entre outros. O DFMA é uma metodologia que auxilia no processo de
fabricação e montagem no desenvolvimento de produtos, a fim de reduzir custos,
agilizar o processo de produção e facilitar a montagem e fabricação. Este trabalho
consiste em uma análise para demonstrar de que formas os conceitos do DFMA
contribuem para melhora relacionado à montagem, fabricação e custos de produção
na indústria de implementos rodoviários. Foram utilizados os conceitos do DFMA
com o auxílio das matrizes de simplificação adaptadas otimizando componentes da
linha de produção dos semirreboques frigoríficos. Realizou-se um brainstorming com
o setor da qualidade definindo que a linha de produção a ser aplicada as entrevistas
seria a da pré-montagem frigorífica, e com isso aplicou-se as entrevistas selecionando os componentes aplicados os conceitos do DFMA. Foram realizadas sugestões de melhorias por meio das matrizes de simplificação adaptadas em alguns componentes determinados por meio das entrevistas. Logo foram construídos protótipos comparando os modelos das estruturas dos produtos por meio do DFMA com os atuais (sem DFMA) demostrando que as modificações realizadas tiveram resultados positivos. Também foram realizadas comparações do tempo de fabricação e montagem e custos envolvidos no processo de fabricação dos componentes. Os principais componentes obtidos pelas entrevistas foram os rebites, componentes com dobras e modificação do processo de montagem, design e material. Os componentes aplicados o DFMA apresentaram reduções em seus processos de fabricação e montagem, sendo eles o reforço da guia inferior com uma redução de custo em 62,21%, rebites inferior e do suporta da coluna com redução de componentes em 41% e 50% respectivamente e ambos reduzindo o tempo de montagem da estrutura do painel em 22% e por fim o tubo reforço quadro com uma redução de custo em 76,26%. Os resultados mostraram uma redução nos custos de fabricação e montagem em quatro componentes, concluindo-se que o DFMA contribuiu de forma relevante os projetistas e engenheiros para que se tenha umproduto mais eficiente. Também se mostrou que o DFMA reduziu tempo de fabricação e montagem, peso dos componentes, redução de componentes de fixação, eliminando processos sem necessidades e consequentemente tendo uma
redução de custos no processo produtivo. |
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