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dc.contributor.advisor Estácio, Leonardo Bravo
dc.contributor.author Rosa, Aiesa Moraes
dc.contributor.author Xavier, João Vitor
dc.date.accessioned 2023-03-16T18:06:07Z
dc.date.available 2023-03-16T18:06:07Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2707
dc.description.abstract A evasão de cursos superiores na área da tecnologia é muito comum devido à dificuldade que de abstração dos discentes em matérias voltadas à programação, dessa forma jogos digitais têm sido usados como estratégia de gamificação voltado ao contexto educacional para o ensino-aprendizagem de programação. O objetivo deste artigo foi desenvolver um jogo digital para auxiliar o professor no ensino de programação em sala de aula. O trabalho teve início com uma pesquisa de campo, seguindo por uma apresentação dos passos necessários para o desenvolvimento do jogo digital. Os resultados encontrados foram satisfatórios e o jogo produzido poderá auxiliar um docente ao ministrar conteúdos introdutórios de programação. pt_BR
dc.subject Jogo Digital pt_BR
dc.subject Evasão Escolar pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.title Carpilator pt_BR
dc.title.alternative Jogo Digital Educativo para Ensino de Programação pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Ciência da Computação pt_BR
local.institution.campus Lages pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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