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Efeito da implantação do plano de mobilidade urbana do município de Brusque/SC na emissão de gases de efeito estufa

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dc.contributor.advisor Suski, Cássio Aurélio
dc.contributor.author Schvambach, Amabilly
dc.date.accessioned 2023-03-28T13:48:09Z
dc.date.available 2023-03-28T13:48:09Z
dc.date.issued 2023-03-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2718
dc.description.abstract A mudança climática é um desafio global que demanda atividades de mitigação, tanto em nível local, como em nível internacional. O setor de transporte possui uma importante participação para o aumento das emissões de GEE, que é uma das causas das mudanças climáticas, e possui significativas emissões de CO2. A Lei da Mobilidade Urbana menciona sobre a obrigatoriedade da realização do Plano de Mobilidade Urbana - PMU para municípios com mais de vinte mil habitantes. O PMU é um documento técnico que define metas e estabelece orientações futuras, visando a melhoria da mobilidade urbana, tendo como uma das premissas o desenvolvimento sustentável das cidades. O presente trabalho teve o objetivo de analisar o potencial de redução da emissão de GEE, a partir da implantação do PMU do município de Brusque/SC, sendo que para isso foi utilizado o Programa Brasileiro GHG Protocol. Além do mais, foi determinada a influência dos GEE na variação da temperatura do município e em esfera global, até o ano de 2121 e foi elaborada uma Calculadora de Emissões de GEE para Mobilidade. Os cenários contemplaram os meios de transporte: coletivo público, motorizado individual, bicicletas e caminhadas. Como resultado obteve-se que o transporte individual corresponde ao maior quantitativo das emissões totais do setor de transporte urbano e que a aplicação dos cenários correspondeu a uma redução de aproximadamente 20% de dióxido de carbono (fóssil e equivalente), metano e óxido nitroso. Verificou-se também uma tendência de diminuição da temperatura, a partir da aplicação dos cenários propostos, sendo que utilizando o método UCAR (2022) obteve-se uma diminuição de 0,90°C e com o método Ellis (2008) obteve-se o decréscimo de 0,92°C. A elaboração da Calculadora de Emissões de GEE para Mobilidade possibilitará que os munícipes possam analisar a sua contribuição para emissões GEE para a cidade, para uma de suas atividades cotidianas, que é o transporte e podendo também verificar o quantitativo de árvores que são necessárias a ser plantadas na Mata Atlântica como forma de compensar sua emissão. Com a realização do trabalho conclui-se que a permanência da execução das ações atuais de mobilidade, sem a introdução de ações voltadas para mobilidade urbana coletiva e mais sustentável, acarretará em maiores emissões de gases poluentes à atmosfera, com consequências para o ambiente e para a população. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gases do efeito estufa pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Plano de mobilidade urbana pt_BR
dc.title Efeito da implantação do plano de mobilidade urbana do município de Brusque/SC na emissão de gases de efeito estufa pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado em Clima e Ambiente pt_BR
local.institution.campus Florianópolis pt_BR
local.institution.department Departamento Acadêmico de Construção Civil pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


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