Resumo:
Com o crescente mercado de embalagens de papelão ondulado e a competitividade
no ramo, as empresas estão buscando alternativas que promovam a melhoria dos
seus processos e garantam a posição da organização no mercado. Neste cenário,
identificou-se diversos problemas que afetam a qualidade do produto final no processo
produtivo em uma empresa de grande porte na região do meio oeste catarinense.
Desta forma, este trabalho tem objetivo de propor melhorias no processo de fabricação
de embalagens de papelão ondulado em uma empresa do meio oeste de Santa
Catarina.
Para realizar
este
trabalho,
inicialmente
foram
realizadas
inspeções
amostrais no setor
de Impressoras, baseadas nas Normas NBR 5425 e 5426. A
sequência deu-se por cálculos estatísticos para a construção da carta de controle
“p”, que mostrou o quanto o processo varia ao longo do tempo. As falhas identificadas
foram priorizadas e posteriormente foram identificadas as possíveis causas originárias
das falhas nas caixas. Estes cálculos e dados coletados foram analisados e serviram
para a proposta de melhoria, resultando em um plano de ação baseado na ferramenta
5W2H.