Repositório Institucional

Uma proposta para o ensino da relatividade restrita

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Arthury, Luiz Henrique Martins
dc.contributor.author Renner, Giselen Lefer Padilha
dc.date.accessioned 2023-05-17T12:47:21Z
dc.date.available 2023-05-17T12:47:21Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2739
dc.description.abstract A presente monografia refere-se a um estudo realizado junto a uma turma do Ensino Médio, em uma escola pública, buscando a inserção de conceitos da Física Moderna e Contemporânea. O projeto efetivou-se a partir do estudo da relatividade, através de uma sequência didática, em uma abordagem integradora entre a Mecânica Clássica, partindo das incoerências entre a adição de velocidades clássicas e a velocidade da luz, e as concepções de espaço e tempo, com a física de partículas, através da detecção dos múons da radiação cósmica. Neste contexto, foi conduzida a Teoria da Relatividade Restrita, através de diferentes estratégias de ensino, incluindo atividades em quadrinhos e o experimento da câmara de nuvens, ou câmara de Wilson. Posterior a efetivação da sequência didática, foram implementados dois questionários descritivos, sendo o primeiro relacionado às relações de significados realizados pelos alunos acerca do conteúdo, e o segundo para avaliação das aulas junto aos estudantes. Percebeu-se com a análise dos dados que, apesar de os alunos considerarem as aulas e o tema interessantes e significativos, não relacionaram o conhecimento trabalhado em sala de aula de forma substantiva, levando a conclusão de que o modelo de ensino atual, no que diz respeito aos seus objetivos com a educação, deve passar por transformações emergenciais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física moderna pt_BR
dc.subject Teoria da relatividade pt_BR
dc.subject Relatividade pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.title Uma proposta para o ensino da relatividade restrita pt_BR
dc.title.alternative resultados da inserção de física moderna e contemporânea em uma turma do ensino médio pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta