Resumo:
A presente monografia refere-se a um estudo realizado junto a uma turma do Ensino Médio, em uma escola pública, buscando a inserção de conceitos da Física Moderna e Contemporânea. O projeto efetivou-se a partir do estudo da relatividade, através de uma sequência didática, em uma abordagem integradora entre a Mecânica Clássica, partindo das incoerências entre a adição de velocidades clássicas e a velocidade da luz, e as concepções de espaço e tempo, com a física de partículas, através da detecção dos múons da radiação cósmica. Neste contexto, foi conduzida a Teoria da Relatividade Restrita, através de diferentes estratégias de ensino, incluindo atividades em quadrinhos e o experimento da câmara de nuvens, ou câmara de Wilson. Posterior a efetivação da sequência didática, foram implementados dois questionários descritivos, sendo o primeiro relacionado às relações de significados realizados pelos alunos acerca do conteúdo, e o segundo para avaliação das aulas junto aos estudantes. Percebeu-se com a análise dos dados que, apesar de os alunos considerarem as aulas e o tema interessantes e significativos, não relacionaram o conhecimento trabalhado em sala de aula de forma substantiva, levando a conclusão de que o modelo de ensino atual, no que diz respeito aos seus objetivos com a educação, deve passar por transformações emergenciais.