Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar cientificamente a realidade encontrada no
chão de fábrica de uma empresa que produz máquinas industriais pesadas,
comparando aos requisitos normativos internacionais solicitados em projetos na
soldagem manual com processo MAG, do aço ASTM A572. A norma AWS D1.1
(2010) recomenda que na soldagem deste aço entre outros, de espessura entre 38
mm e 65 mm seja realizado o preaquecimento da região em torno da junta a ser
soldada. Dessa forma será então analisada influência da temperatura de
preaquecimento na resistência mecânica e ductilidade da junta soldada. Foram
soldadas duas chapas de espessura 63 mm em condições diferentes de
preaquecimento, uma delas preaquecida a temperatura mínima de 65ºC mantendo a
mesma taxa de preaquecimento entre passes e outra foi soldada em temperatura
ambiente, sem realizar o preaquecimento, deixando a peça resfriar a temperatura
ambiente no final de cada passe de solda. O aporte térmico utilizado foi em torno de
1600J/mm, valor médio para uma soldagem manual de chapa grossa em modo de
transferência spray, comumente utilizado na indústria com o processo MAG. Na
análise foram considerados os valores de resistência à tração, limite de escoamento,
ductilidade ao dobramento a 180º, análise macroestrutural da seção soldada e
dureza da zona termicamente afetada. Os resultados dos ensaios mecânicos e
metalográficos atenderam aos critérios de aceitação da norma AWS D1.1 (2010),
com valores de resistência à tração e limite de escoamento superiores ao do metal
de base. O dobramento dos corpos de prova a 180º mostraram-se satisfatórios por
mais que algumas descontinuidades foram observadas, podendo também ser
considerados satisfatórios de acordo com os critérios de aceitação da norma AWS
D1.1 (2010). A análise macrográfica da seção transversal à solda também não
apresentou defeitos que pudessem reprovar o ensaio. Com base na análise dos resultados obtidos foi possível concluir que o não
preaquecimento da chapa de espessura 63 mm a uma temperatura de 65ºC antes
da soldagem pode não influenciar as características de resistência e ductilidade da
união soldada.