Repositório Institucional

Um estudo sobre os paradigmas científicos nos livros didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Houllou, Jean Rafael Zimmermann
dc.contributor.author Bazzan, Stevan Luiz
dc.date.accessioned 2023-05-17T12:53:00Z
dc.date.available 2023-05-17T12:53:00Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2740
dc.description.abstract O interesse de verificar a forma com que os livros didáticos abordam os paradigmas científicos nasceu durante o decorrer do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, após a leitura do livro A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Khun. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os livros didáticos abordam os paradigmas científicos com os conteúdos e a forma com que os autores os contextualizam historicamente e epistemologicamente. Para tal, se fez a escolha de dois livros didáticos selecionados pelo plano nacional do livro didático para o triênio 2012 a 2015, sendo a escolha dos livros norteada pela diferença metodológica com que os autores tratam os conteúdos. A metodologia para a analise é inspirada na aplicada por Cristiano Carvalho, onde se estabeleceu quatro categorias de analise, Interação, Metodologia, Construção do Conceito de Ciência e a Abordagem Histórica e Epistemológica. Com a analise dos livros foi possível verificar indicativos a cerca do modo com que os livros didáticos trabalham os paradigmas científicos, a metodologia utilizada por eles, a forma com que os autores relacionam os conteúdos com os respectivos paradigmas e a ausência ou não de contextualização histórica e epistemológica nos conteúdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Paradigmas (Ciências sociais) pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) pt_BR
dc.title Um estudo sobre os paradigmas científicos nos livros didáticos pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta