Resumo:
O interesse de verificar a forma com que os livros didáticos abordam os paradigmas científicos nasceu durante o decorrer do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física, após a leitura do livro A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Khun. O objetivo desta pesquisa foi analisar como os livros didáticos abordam os paradigmas científicos com os conteúdos e a forma com que os autores os contextualizam historicamente e epistemologicamente. Para tal, se fez a escolha de dois livros didáticos selecionados pelo plano nacional do livro didático para o triênio 2012 a 2015, sendo a escolha dos livros norteada pela diferença metodológica com que os autores tratam os conteúdos. A metodologia para a analise é inspirada na aplicada por Cristiano Carvalho, onde se estabeleceu quatro categorias de analise, Interação, Metodologia, Construção do Conceito de Ciência e a Abordagem Histórica e Epistemológica. Com a analise dos livros foi possível verificar indicativos a cerca do modo com que os livros didáticos trabalham os paradigmas científicos, a metodologia utilizada por eles, a forma com que os autores relacionam os conteúdos com os respectivos paradigmas e a ausência ou não de contextualização histórica e epistemológica nos conteúdos.