Repositório Institucional

Um estudo sobre o olhar dos professores da área de ciências da natureza em relação à inclusão de alunos deficientes no ensino médio da rede estadual de educação de Jaraguá do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Machado, Catia Regina Barp
dc.contributor.author Lemos, Simone Vieira
dc.date.accessioned 2023-05-17T12:57:04Z
dc.date.available 2023-05-17T12:57:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2741
dc.description.abstract Esta pesquisa originou-se pela percepção da necessidade de estudos que busquem ouvir o professor do Ensino Médio que recebem estudantes com deficiências em sua sala de aula, considerando que a inclusão representa um desafio para esses professores que, de modo geral, não possuem formação em Educação Especial. A legislação relacionada à educação brasileira, parte do princípio de que o processo de inclusão deve acontecer de forma global no tratamento dos estudantes com deficiências, tanto na rede pública como na rede privada do ensino regular. No entanto, muitas escolas e profissionais não se sentem preparados para trabalhar integralmente com esses alunos e o processo de inclusão encontra-se no início de uma caminhada, avançando lentamente em sua efetividade. Dessa forma, objetiva-se verificar, por meio de entrevistas, o olhar de cinco professores da rede estadual de ensino médio de Jaraguá do Sul - SC sobre o processo de inclusão, os desafios e angústias mais frequentes, após a lei N. 7.853, de 24 de outubro de 1989.Este estudo apresenta alguns pontos que se sobressaem nas histórias de vida, possibilitando compreender como as professoras aprendem a trabalhar dentro da perspectiva da inclusão e de que forma arquitetam seus saberes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.title Um estudo sobre o olhar dos professores da área de ciências da natureza em relação à inclusão de alunos deficientes no ensino médio da rede estadual de educação de Jaraguá do Sul pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus Jaraguá do Sul pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta