Resumo:
Esta pesquisa originou-se pela percepção da necessidade de estudos que busquem ouvir o professor do Ensino Médio que recebem estudantes com deficiências em sua sala de aula, considerando que a inclusão representa um desafio para esses professores que, de modo geral, não possuem formação em Educação Especial. A legislação relacionada à educação brasileira, parte do princípio de que o processo de inclusão deve acontecer de forma global no tratamento dos estudantes com deficiências, tanto na rede pública como na rede privada do ensino regular. No entanto, muitas escolas e profissionais não se sentem preparados para trabalhar integralmente com esses alunos e o processo de inclusão encontra-se no início de uma caminhada, avançando lentamente em sua efetividade. Dessa forma, objetiva-se verificar, por meio de entrevistas, o olhar de cinco professores da rede estadual de ensino médio de Jaraguá do Sul - SC sobre o processo de inclusão, os desafios e angústias mais frequentes, após a lei N. 7.853, de 24 de outubro de 1989.Este estudo apresenta alguns pontos que se sobressaem nas histórias de vida, possibilitando compreender como as professoras aprendem a trabalhar dentro da perspectiva da inclusão e de que forma arquitetam seus saberes.