Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar sobre a importância da utilização das tecnologias de comunicação e informação no ensino de Ciências, a partir do simulador virtual PHET Colorado, tendo por base uma metodologia implicada em uma intervenção durante o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa versou, principalmente, sobre as Teorias de Aprendizagem, O ensino de Ciências, as Tecnologias de Informação e Comunicação e Objetos de aprendizagem no ensino, valorizando a articulação entre a teoria e prática. Seu desenvolvimento pautou-se na perspectiva de que vivemos na Era Tecnológica e como docente precisamos inserir, modificar, diferenciar e proporcionar um ensino articulado nesta era a partir do diálogo e da reflexão, mediando a construção e o desenvolvimento cognitivo e científico dos estudantes. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio da abordagem qualitativa sobre a quantitativa na qual o levantamento de dados foi feito com base em questionários, aplicação do simulador virtual, e entrevista direta. Pode-se concluir, pelo estudo realizado, que as atividades desenvolvidas foram bastante significativas em termos de aplicabilidade em sala de aula. Os resultados indicaram que os professores, embora utilizem algumas Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano, não as usam sistematicamente no ambiente escolar, como recurso didático. Nesse sentido, a pesquisa permitiu analisar a utilização dos objetos de aprendizagem como opção para mobilização de novos mecanismos de mediação pedagógica, na inserção das novas tecnologias.